segunda-feira, 31 de março de 2008

Lisboa, sabes...

Alguém diz com lentidão:
"Lisboa, sabes..."
Eu sei. É uma rapariga
descalça e leve,
um vento súbito e claro
nos cabelos,
algumas rugas finas
a espreitar-lhe os olhos,
a solidão aberta
nos lábios e nos dedos,
descendo degraus
e degraus
e degraus até ao rio.
Eu sei. E tu sabias?

Eugénio de Andrade
(in Poemas)

Uma homenagem a Lisboa, uma cidade tão bonita, de dia, de noite, ao entardecer...numa colina escondida, que espreita para lá do rio...ou ver o sol nascer, numa esplanada perdida, que não quis adormecer...
Uma homenagem a Eugénio de Andrade, o "poeta do corpo", que escreveu poemas de uma enorme beleza e sensualidade, geralmente curtos e aparentemente simples, mas de grande densidade e que privilegiam a evocação da plenitude da vida e dos sentidos.

quarta-feira, 26 de março de 2008

El amor en los tiempos del cólera

Quanto tempo esperaria para concretizar um amor? Florentino Ariza esperou 51 anos, 9 meses e 4 dias...
Sem dúvida um dos melhores romances que já li. Sabe a gelado de baunilha, a morangos, a chocolate. Embriaga com a doçura, faz-nos sorrir e chorar e o final, também ele, delicioso. Recomendo vivamente, para degustar do princípio ao fim.
Esta semana fui ver o filme, mas fiquei com aquela sensação de que estava incompleto, faltava tanta coisa, tantos pormenores que faziam todo o sentido e não foram explorados (estou-me a lembrar das magníficas serenatas de violino ao sabor do vento). Apesar de bastante fiel à história, pareceu-me tudo a correr! As cenas precipitavam-se vertiginosamente e não encontrei no filme a magia do livro, por mais que procurasse. Também perdeu um certo encanto por ser falado em inglês, com pronúncia espanhola. E porquê a voz da Shakira para complemento da banda sonora? Que me desculpem os fãs, mas na minha opinião tem muito mais talento para dançar do que para cantar, apesar de lhe reconhecer a beleza, a força e a capacidade de afirmação, não encaixa nesta história de amor arrebatadora. O final, que não me atrevo a revelar para não desfazer a surpresa, deveria ser totalmente fiel ao original, às personagens envolvidas, ao texto, palavra a palavra...quem leu o livro e se deixou encantar perceber-me-á..."Toda a vida".

quarta-feira, 19 de março de 2008

Manifesto Animal - Pelo fim dos crimes sem castigo!!!

Divulgo aqui uma parte do trabalho fantástico da ANIMAL. Optei por não colocar nenhuma imagem chocante, embora reconheça que às vezes é a unica forma de fazer valer os direitos dos animais, tantas vezes confundidos com objectos, artistas de circo, heróis de lutas, ou perdedores, afinal eles perdem sempre...
De qualquer forma sugiro uma visita ao site
http://www.manifestoanimal.org/, onde poderão assinar e divulgar a petição a favor do MANIFESTO ANIMAL e até, para os mais ousados, escrever aos Presidentes dos Grupos Parlamentares, ao Primeiro Ministro e ao Presidente da República a apoior o manifesto.
Orgulho-me de ser o n.º 5904 desta campanha!!!

segunda-feira, 17 de março de 2008

“Onde vais estar no dia 12 de Abril de 2008?”

“Onde vais estar no dia 12 de Abril de 2008?”

A celebrar o meu aniversário com uma prenda inesperada: o concerto do David Fonseca no Coliseu!!!
Que surpresa deliciosa...Obrigada Nuno! (Ao David agradeço no fim, porque tenho mais um desejo...)
"Não combines nada para a noite do teu aniversário, tenho uma surpresa para ti!", disse-me o meu namorado. Não descansei até descobrir que espécie de acontecimento poderia ser mais importante que um jantar entre amigos, regado com muitos sorrisos, conversas (mesmo que "da treta"), pessoas especias, amizades recentes e as mesmas de sempre...Como não queria abdicar desse meu momento, ainda por planear, é certo, mas já deveras interiorizado, com alguma insistência consegui desvendar a surpresa (e eu que adoro ser surprendida, desfiz a magia do mistério...enfim, foi por uma excelente causa!)...
Pedi desculpa aos amigos mais próximos, que poderiam estar a contar com o tal jantar ainda por marcar, até porque já no ano passado, fugi para sul e fui nadar com golfinhos - que sensação fabulosa!!! - e ainda hoje tenho quem não me perdoe a festa de arromba que não aconteceu no meu 30º aniversário!
Disse logo que sim à oportunidade de eternizar um dia especial para mim. Nada exigente, pedi um camarote para levar quem eu sei que partilha desta minha paixão pelo David Fonseca (sim, o Nuno sabe!), e as pessoas de quem não me gosto de separar no meu aniversário, mas os bilhetes ainda não estavam à venda!
Todos os dias insistia (que paciência Nuno!), e lá chegou o momento em que ele me apereceu com 4 bilhetes na mão e um sorriso triunfante na cara (o meu herói!!! Pensei...) - "e o Camarote?" - indaguei com ar de um sonho quase desfeito...mas fiquei a saber que apenas se encontra à venda um bilhete único (€20 - Plateia em pé, Geral e Galeria de pé)! Hummmmm, para quem serão os camarotes?...Resignei-me e aceitei o facto, por saber que iria ter no "meu" dia uma prenda especial.
Desde os Silence 4 que este "menino" de Leiria entrou no meu mundo. Ainda me lembro das viagens ao alentejo, quando o regresso era sempre difícil e a solidão era apaziguada pela sua música...
Já nem me recordo do ano em que assisti a um concerto, em Ourique, dos então "novatos" Silence 4. Cantei, dancei, quase chorei e fiquei até ao fim, quando já só restavam os mais teimosos e festivos, mas o meu objectivo era conseguir um autógrafo. O "acontecimento" deu-se pouco tempo depois do "rapaz" ter aparecido na SIC, se a memória não me trai, na gala dos globos de ouro com um casaco "estranho", que alegou ser do irmão! Mandei a timidez passear e, com o atrevimento característico dos 20 anos (mais ano, menos ano), abordei o David e a Sofia e pedi-lhes um autógrafo. Consegui! E ainda tive tempo para uma piada alusiva ao casaco que o David trazia vestido, que agora já não me recordo (nem da piada, nem do casaco), mas sei que ele sorriu e eu guardei esse momento numa caixinha secreta...
Posteriormente a solo, confirmei o seu talento. Reconheço que, durante algum tempo, apenas ouvia as músicas que se davam a conhecer na rádio e todas me fascinavam, sem excepção, mas era pouco. E foste tu, Nuno, quem me ofereceu um contacto mais próximo e conhecedor da discografia do David, nas nossas viagens, nos nossos passeios, na nossa casa...e foi aí que me rendi totalmente. A paixão fortaleceu-se e, actualmente, faz parte integrante da banda sonora da minha vida.

“Sing Me Something New”, é um álbum delicioso, que mexe comigo de uma forma intensa, que me leva para um lugar só meu, encantado, que me arrepia e me faz sonhar.

"Haunted Home", é o meu desejo para a noite do Coliseu. O meu sonho colorido. O meu momento etéreo... (será que me estás a ouvir?)

Aguardo ansiosa por uma noite mágica...onde milhares de corações vão bater ao mesmo ritmo!
Onde estará a pessoa por detrás deste talento? ;)

sexta-feira, 14 de março de 2008

Génese

Decidi partilhar o meu mundo...as minhas alegrias, tristezas, opiniões, obsessões, sorrisos, pontos de vista, desilusões, sonhos, ambições...

Que me desculpem a prepotência por ousar pensar que o meu mundo possa interessar a alguém! Mas precisava de um "sítio" para guardar os momentos especiais, uma espécie de baú, no meu sótão imaginado.

Em miuda, fazía-me acompanhar por um caderno de capa preta (na altura, a minha cor favorita, nunca mais gostei! salvo em certas ocasiões!), onde apontava tudo aquilo que me fazia pensar e tinha receio de esquecer, para lá dos confins de uma memória razoável, e nunca mais voltar a sentir aquilo que um dia despertou em mim sensações que me ajudaram a crescer, que me moldaram e me transformaram na pessoa que hoje sou. Onde andará esse caderno? Na próxima viagem ao meu porto de abrigo vou procurá-lo! E quem sabe partilhá-lo...

Mas com ou sem caderno, que outra forma teria eu de dizer tudo o que penso e sinto senão a escrever, as palavras que me saem das mãos são sempre mais coerentes e lógicas, as palavras que emito saem-me de forma mais desordenada, confusa e menos consistente.

Este é um lugar só meu, onde vou escrever o que me apetecer! Gritar de euforia! Berrar de indignação! Chorar de saudades ou de tanto rir! Descrever viagens, construir memórias. Agradecer a todos que vão tornando os momentos especiais...

Este é o meu Mundo...e decidi partilhá-lo!!!

Até breve