quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Yes, We Can!

Recebi esta mensagem no dia em que Barack Obama venceu as Eleições Presidenciais Americanas de 2008.
Como tenho andado bastante atarefada, entre formação, pós graduação e muito trabalho, de imediato pedi autorização ao seu autor se poderia publicar o seu texto inspirador no meu blog, mas até isso tardou...
As suas palavras souberam-me realmente bem, identifiquei-me com o seu optimismo, com o seu discurso, com a vontade de mudança, apesar de até andar numa fase mais ceptica, mas quero continuar a acreditar e que o mundo mudou, definitivamente, para melhor!
"Amigos,

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.” (…)

“E….se todo o mundo é como de mudança…troquemos-lhe as voltas que ainda o dia é uma criança”

Nunca as palavras de Camões ecoaram tão alto e com tanta força no sonho e nos corações de todos os que acreditavam. Mas o inevitável aconteceu, e o rumo da história jamais será o mesmo. Inicia-se um ciclo de paixão, imaginação, resiliência, confiança, paz e liberdade. Começa hoje a era da tolerância, do bem, do futuro, da luta incessante pela inquietação cívica em busca de um mundo melhor, de um planeta melhor, de uma sociedade melhor. Arranca hoje, e espalhando sorrisos pela humanidade, a crença que já Ché Guevara pedia, quando afirmava para sermos realistas e exigir o impossível. Hoje, personificado na vitória e no brilho do carisma, inteligência, bondade e força de Barack Obama, está só não apenas o orgulho do melhor que a humanidade tem, mas aquilo, que no futuro, a humanidade irá construir.
De Chicago veio Lincoln e o sonho de uma democracia ocidental e o fim da escravatura. De Chicago vem Obama, que representa uma viragem histórica na forma de ver o mundo, de sonhar o mundo, de desejar o mundo.
Iniciamos hoje uma nova era, a era da revolução das mentalidades, das atitudes, e até dos sonhos. No nosso intimo, todos sabemos que enfrentamos um cenário melhor, e mesmo conhecendo as convulsões, desafios e tumultos que estão pela frente, sabemos que o poder não se exercerá mais pela força das armas, pelas fortunas feitas e desfeitas a velocidades vertiginosas, mas sim pela coerência e devoção aos nossos ideais, aos nossos valores, e naquilo que convictamente acreditamos. Pois a mudança, amigos, mudou. Não é mais agregativa. Não se movimenta em linha recta. Não emana de um topo distante e evasivo. Nesta nova era, a mudança é doce, é de todos, gerada por todos, a mudança é excitante, a mudança é apaixonante, a mudança é irreversível.
Somos todos testemunhas vivas de uma explosão cambriana de novas formas de olhar a humanidade. Somos testemunhas vivas de um novo tempo, onde o mal, a sobranceria, os princípios fustigados ou os valores deixados por traz de uma cortina, já vão a caminho da extinção. O mundo é hoje, e inevitavelmente, um lugar melhor, á espera que todos assimilem esse desejo de o tornar sempre e cada vez mais o orgulho na razão da sua existência: abraçar a humanidade.
É tempo de desafiar, provocar e sorrir. É tempo de criar, tempo de acreditar, tempo de fazer acontecer, tempo de ajudar, desfrutar e viver.
É tempo de desafiar os pessimistas, abraçar os derrotistas, animar os infelizes, dar energia ao esforço de derrotar a visão determinista da história e do futuro. É tempo de prospectiva, perspectivar, sonhar, acreditar, e deixar o planeta contagiar-se pela mudança que acaba de acontecer. Deixar a humanidade contagiar-se por paixão, ambição, criatividade, respeito, carinho, igualdade, liberdade, fraternidade e mais uma vez e sempre: o sonho. Porque ele como diz o poeta, comanda a vida, e “sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como uma bola colorida nas mãos de uma criança”.
Para todos, amigos, colegas, família, companheiros, um grande abraço, outro grande beijo e o desejo que acreditem tanto como eu.

André Fonseca Ferreira