quarta-feira, 26 de março de 2008

El amor en los tiempos del cólera

Quanto tempo esperaria para concretizar um amor? Florentino Ariza esperou 51 anos, 9 meses e 4 dias...
Sem dúvida um dos melhores romances que já li. Sabe a gelado de baunilha, a morangos, a chocolate. Embriaga com a doçura, faz-nos sorrir e chorar e o final, também ele, delicioso. Recomendo vivamente, para degustar do princípio ao fim.
Esta semana fui ver o filme, mas fiquei com aquela sensação de que estava incompleto, faltava tanta coisa, tantos pormenores que faziam todo o sentido e não foram explorados (estou-me a lembrar das magníficas serenatas de violino ao sabor do vento). Apesar de bastante fiel à história, pareceu-me tudo a correr! As cenas precipitavam-se vertiginosamente e não encontrei no filme a magia do livro, por mais que procurasse. Também perdeu um certo encanto por ser falado em inglês, com pronúncia espanhola. E porquê a voz da Shakira para complemento da banda sonora? Que me desculpem os fãs, mas na minha opinião tem muito mais talento para dançar do que para cantar, apesar de lhe reconhecer a beleza, a força e a capacidade de afirmação, não encaixa nesta história de amor arrebatadora. O final, que não me atrevo a revelar para não desfazer a surpresa, deveria ser totalmente fiel ao original, às personagens envolvidas, ao texto, palavra a palavra...quem leu o livro e se deixou encantar perceber-me-á..."Toda a vida".

Sem comentários: