quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Admitem-se Más Línguas (M/F)

Ontem, como habitualmente, no caminho de regresso a casa, o rádio do carro sintonizava a "Prova Oral", na Antena 3. Gosto de ouvir "aquilo", e agora?! O Fernando Alvim surpreende-me quase sempre por tentar parecer ser aquilo que não é, um gajo insuportável! Não o conheço pessoalmente, nem conheço quem o conheça, e confesso que há uns tempos não achava piada nenhuma às piadas dele. Machista, convencido, mulherengo, enfim, irritava-me! Mas depois de ouvir várias vezes a "Prova Oral", muitas delas com entrevistas, temas, personalidades e intervenções bastante interessantes, comecei a ponderar e a querer acreditar que afinal o Fernando até devia ser bem menos aquilo que queria transparecer, mas muito mais aquilo que evita ser: um gajo inteligente! Talvez isto já seja o meu optimismo e crença nas pessoas a falar mais alto. Ah! E a sua parceria no programa "Nuno e Nando", também na Antena 3 (isto é só publicidade gratuita), com o Nuno Markl, também ajudou! É que deste, eu sempre gostei! Entenda-se: do seu humor e crónicas. Além disso, gosto muito mais dele (Nuno Markl) em rádio, do que em televisão e isto não é nenhuma indirecta!
Mas porque raio estou eu a escrever sobre dois humoristas?! Eu queria apenas contextualizar o meu post, porque na "Prova Oral" de ontem os convidados eram os "Senhores da Má língua"! Lembram-se?! Mais precisamente da Noite da Má Língua, o programa de há 15 ou mais anos atrás, na SIC, onde o Manuel Serrão, o Rui Zink e o Miguel Esteves Cardoso se fartavam de dar com a língua nos dentes, sem medos e sem censuras, sobre variadíssimos assuntos? Pois, eu também me lembro vagamente, nessa altura, em plena adolescência ainda não andava muito apreensiva com algumas questões que actualmente me tiram do sério! Mas claro que me lembro! E sinto que, num país e num mundo, como o nosso, as verdadeiras más línguas estão em vias de extinção!
Estes Senhores agora lançaram um livro (e isto não é publicidade, porque ainda não o li), mas senti como que uma nostalgia por aqueles velhos tempos, em que eu ainda não me importava tanto, mas talvez mais gente se importasse mais! Talvez os valores fossem outros e tenhamos perdido (ou esquecido) alguns (ou muitos) demasiado importantes.
Sinto que agora, as pessoas têm medo! O Mundo está do avesso! A fome aumenta, a sede de poder também! Ninguém olha a meios para atingir fins, muitas vezes fúteis! O dinheiro fala sempre mais alto e todos têm um preço (eu nem quero saber o meu!)
E é por isso, que eu gosto de línguas bem afiadas! Nada de apreciações ignorantes, daquele diz que disse ou de críticas estéreis! Mas de bons argumentos contraditórios, de análises informativas e depois cada um decide de que lado está, e fá-lo devidamente informado!
Está na altura de pararmos de difundir a responsabilidade por todos os outros cidadãos do mundo! Nós também somos responsáveis pelo futuro do planeta! Portanto critique-se de forma profícua e arregassem-se as mangas para concretizar as boas intenções!

1 comentário:

Unknown disse...

Eu gostava de fazer "Má Lingua".
Há tanto potencial neste país.
Mas como sou cliente do BPP, acho que vou ficar calado por uns tempos.!

Aproveitem o fim-de-semana que aí vem.